segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Falando de amamentação

Não devo ser a pessoa mais indicada para falar deste assunto, mas ainda sim vou falar dele.
Não amamentei em exclusivo o meu primeiro filho. Com tanto stress no pós-parto dele com o internamento e afins o meu leite foi se embora e ele saiu da maternidade já com suplemento de leite artificial. Ainda sim, dava sempre o pouquinho que tinha antes do biberon. Não me senti nem menos nem mais mãe por lhe dar leite artificial. Fiz o que tinha a fazer para ele crescer.
A Camila está a leite materno em exclusivo há 3 meses, quase a fazer 4, e mais uma vez não me sinto nem mais nem menos mãe por isso. Faço, por que sei que é o melhor para ela. (agora vamos à parte em que muitas mães vão ler e me achar a pior mãe do mundo)... eu pessoalmente não gosto muito de amamentar. Como disse, faço-o porque sei que é o melhor. Não sinto aquele "click", aquela magia que toda gente fala. Já tive até varias vezes para desistir... sinto-me "presa" e amamentar fora de casa deixa-me incomodada e quase 4 meses depois não melhorou. Mas não desisti, nem o pretendo fazer porque acho egoísmo da minha parte privar algo tão saudável à minha filha por comodismo.
Continuando... para castigo ou não (lol) tenho uma filha muito mamona que adora adormecer na mama e muito lambona que aos 3 meses ainda me come de 2 em 2 horas se estiver acordada.
A meio dos 3 meses decidi, também, estimular um pouco mais e começar a tirar algum leite para armazenar. Se algum dia precisar que alguém fique com ela tenho sempre algum.
Para isso segui algumas recomendações que fui vendo em alguns blogs e no Pinterest. Uma delas era fazer uma espécie de cesto da amamentação com tudo o que preciso para amamentar e tirar leite e que dê para deslocar de uma divisão para outra consoante a necessidade.
Aqui está o meu:



Uso uma caixinha do Ikea com tudo o que preciso dentro.
Mais detalhado:


* Discos de amamentação - neste momento estou a usar Renova, mas vou rodando varias marcas.
* Sacos para armazenar leite da Medela que encaixam na bomba.
* Bomba para retirar leite Swing da Medela - a melhor que já usei
* Promil - suplemento alimentar que ajuda a produção do leite. Se funciona ou não, não sei dizer.  Mas tomo desde que a Camila nasceu e o leitinho está cá, por isso não me atrevo a deixar. lol
* Pomada Purelan 100 da Medela - Uso para quando estou a tirar leite e os mamilos ficam numa lastima. Para não piorar coloco sempre um bocadinho.
* Toalhitas para mamilos da Chicco - Apesar de saber que o Purelan pode ir à boca do bebe eu não gosto muito e então passo sempre com estas toalhitas antes de amamentar. No verão também usava bastante por causa do suor.
* Chás de estimulação da lactação - lá está mais um caso que não sei bem se funcionam ou não. Mas estou a experimentar. Gosto de chá, são orgânicos e até saborosos... porque não?!?
Um é o "Mother's milk" muito famoso entre mamãs americanas e foi de lá que mandei vir. E o outro é da marca "Holle" que se vende no "Celeiro".
* O livro que estou a ler neste momento e que me vai fazendo companhia quando estou a tirar leite. "Educar com Mindfulness" - estou a gostar bastante!
* E por fim o meu telemóvel que anda sempre comigo para espreitar as redes sociais e principalmente para usar a aplicação "MyMedela" que me faz o registo das amamentações, extrações, fraldas sonos, tudo da Camila. Tenho ali toda a quantidade de leite extraído, as mamadas com a respectiva mama e duração... tudo. Se não fosse isto andava sempre de bloco na mão porque nunca me lembrava da mama que tinha terminado. lol Para alem dos registos ainda tem algumas reportagens interessantes sobre os bebes para irmos lendo.

Não sei se é um post útil, mas é mais uma transmissão de experiências. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário